• Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
Facebook Twitter Instagram
Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn
APECC
Newsletter
Who we are Quem Somos Quem Somos
  • Quem Somos
  • O Circuito
  • Notícias

    Julho Amarelo: Mês de combate às hepatites virais

    1 jul 2025

    Curso: Inteligência artificial e humana aplicadas ao marketing de vendas

    30 jun 2025

    Dia do Imigrante: Comércio de São Paulo tem influência de imigrantes até os dias de hoje

    25 jun 2025

    Dia do Policial e do Bombeiro Militares: Conheça os livros sobre a corporação lançados com apoio da APECC

    24 jun 2025

    Empreendedores do comércio popular ampliam vendas pelas redes sociais

    23 jun 2025
  • Serviços
  • Pesquisa
  • Mídias
    • Fotos
    • Vídeos
    • Revistas
  • Associe-se
  • Benefícios
  • Contato
APECC
Notícias

Cresce o número de novas micro e pequenas empresas durante pandemia

Por APECC5 out 2020
Foto: Pixabay
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
Foto: Pixabay

 

Entre janeiro e agosto, o número de empresas abertas no Brasil cresceu em comparação com o mesmo período em 2019. De acordo com um levantamento do Ministério da Economia, foram abertas mais de 2 milhões de empresas nos últimos 8 meses, aumento de 0,5% em relação a igual período de 2019. No segundo quadrimestre deste ano, foi registrada a abertura de quase 500 mil MEI, representando aumento de 2,9% em relação ao primeiro quadrimestre de 2020 e aumento de 1,4% em relação ao segundo quadrimestre de 2019.

Grande parte dos empreendedores optam por iniciarem seus negócios como empresários individuais: os microempreendedores individuais (MEI), qu representam hoje cerca de 55% dos negócios ativos do país e quase 80% das empresas abertas no segundo quadrimestre. Para o ministério, isso “reforça a importância dos pequenos negócios para o país, além de serem um dos pilares da retomada da economia brasileira no pós-covid”. Antonia Tallarida, subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia, reforça que a abertura de MEIs no país não é reflexo do desemprego.

“A gente não viu a crise impactando nesse número [abertura de MEIs]. O MEI entra como uma suplementação da renda, é uma política que ajuda o empreendedor que decide largar seu emprego para começar seu negócio. E está funcionando muito para essa economia sob demanda, motoristas e entregadores de aplicativos. Mas a gente não entende que o MEI está sendo uma saída para o desemprego. O crescimento do meio é exponencial, tende a crescer cada vez mais. Mas se a gente comparar a variação de 2018 para 2019 e de 2019 para 2020, houve inclusive uma desaceleração [na criação de MEIs]”, disse Tallarida.

Cenário para abertura de micro empresas no pós-pandemia

Parte desse crescimento do número de novas micro e pequenas empresas se deve à chegada da pandemia, que provocou o fechamento de cerca de 716 mil empresas até junho, principalmente MEI’s e Empresas Individuais, de acordo com pesquisa realizada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Diante da necessidade de uma receita em meio à crise sanitária, a saída que milhares de pessoas encontraram foi aderir à transformação digital, começando seus empreendimentos pela abertura de lojas virtuais e participação em marketplaces.

Com base nessa forte tendência, as empresas nascidas durante a pandemia terão como vantagem a estruturação do negócio baseada em conceitos e valores da transformação digital, inserida na chamada “era do pós-propósito”. No âmbito burocrático, as novas micro e pequenas empresas devem encontrar o acesso mais fácil às linhas de financiamento e taxas mais acessíveis. Existe também a possibilidade de conseguir incentivos financeiros, caso seja uma startup com solução inovadora para o mercado.

Google lança ferramentas gratuitas para celebrar o dia do empreendedor

Para ajudar empreendedores e celebrar este Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, o Google anunciou ferramentas e ações gratuitas. Entre as novidades está o lançamento de uma nova versão do site Google para PMEs, criado em 2019 para ajudar empreendedores a dar os primeiros passos ao colocar seus negócios no universo online.

“Sabendo o quanto as pequenas empresas são importantes para a nossa economia, decidimos colocar em ação um plano para trazer mais informações para os empreendedores durante a crise. O clímax acontece esta semana: não só repaginamos o hub, como criamos também duas páginas novas para empreendedores e consumidores”, diz Christiane Silva Pinto, gerente de marketing de produto do Google Brasil.

Dentro do novo site para PMEs, os empreendedores terão acesso a um kit de marketing gratuito. Com ele, será possível criar adesivos, cartazes e imagens para as redes sociais usando modelos pré-definidos e personalizando com as informações cadastradas na página do Google Meu Negócio.

A empresa também disponibilizou o “Buscador de Oportunidades Locais”, que analisa o perfil da empresa no Google e oferece sugestões de melhorias de performance online para atrair mais clientes. O Think With Google é outra ferramenta criada para ajudar a guiar os empreendedores nas suas estratégias de negócio. Com ela, eles podem entender quais categorias do varejo estão despertando mais interesse, os locais em que as pessoas estão buscando e as pesquisas relacionadas a elas.

 

Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Telegram

Conteúdo Relacionado

Julho Amarelo: Mês de combate às hepatites virais

Curso: Inteligência artificial e humana aplicadas ao marketing de vendas

Dia do Imigrante: Comércio de São Paulo tem influência de imigrantes até os dias de hoje

Dia do Policial e do Bombeiro Militares: Conheça os livros sobre a corporação lançados com apoio da APECC

Empreendedores do comércio popular ampliam vendas pelas redes sociais

Lojas de roupas, tecidos e calçados puxam a alta no comércio de São Paulo

Comentários estão fechados.

Últimas notícias

Julho Amarelo: Mês de combate às hepatites virais

1 jul 2025

Curso: Inteligência artificial e humana aplicadas ao marketing de vendas

30 jun 2025

A Importância da APECC no Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas

27 jun 2025

Dia do Imigrante: Comércio de São Paulo tem influência de imigrantes até os dias de hoje

25 jun 2025
APECC
APECC

Somos uma associação que estimula a evolução de empreendimentos do comércio e de serviços na maior cidade da América Latina.

Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn Flickr
Endereço Comercial
R. Treze de Maio, 650 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01327-000
Newsletter

Assine a nossa newsletter

Receba as principais notícias sobre economia e negócios que afetam o Circuito das Compras e a atuação da APECC.

  • Quem Somos
  • Associe-se
  • Serviços
  • Contato
© 2025 APECC. Todos os direitos reservados. Desenvolvido, hospedado e otimizado por Hangar.

Digite sua busca e aperte Enter para buscar. Aperte Esc para sair.