O Circuito das Compras possui muitas atrações além do turismo de compras. Quem gosta de museus, precisa conhecer as atrações da região. Em 18 de maio celebramos o “Dia Internacional dos Museus”, data criada em 1977 pelo Conselho Internacional dos Museus, para divulgar e promover a reflexão sobre a importância dessas instituições.
Veja três dos espaços museológicos do Circuito das Compras:
Catavento – Museu de Ciências
Uma das principais opções de passeio para quem visita o Circuito das Compras de São Paulo com crianças e jovens é o Museu Catavento. Ele funciona no Palácio das Indústrias – antiga sede da Prefeitura de São Paulo – uma construção histórica localizada no Parque Dom Pedro II.
Inaugurado em 2009, seu nome oficial é Museu de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O espaço abriga exposições interativas de fácil entendimento para pessoas de todas as idades.
No espaço de 12 mil m², o visitante tem acesso a 250 instalações sobre assuntos ligados à ciência. Um dos pontos mais visitados é a reprodução do chão da Lua, com a pisada do astronauta Neil Armstrong. Uma atração muito popular no museu entre as crianças é a aula de eletricidade estática, que faz os cabelos ficarem em pé. O prédio possui ainda um borboletário, um estúdio de TV e uma parede de escalada.
O acesso ao Museu Catavento é bastante fácil. Para quem está na região do Mercado Municipal de SP é possível ir a pé. Quem vai de ônibus pode descer no terminal Parque Dom Pedro, que fica bem próximo ao Museu. Quem prefere o metrô, basta desembarcar na Estação D. Pedro II (Linha Vermelha) ou na estação São Bento (Linha Azul).
O Catavento Museu de Ciências fica na Avenida Mercúrio S/N, Brás. Está aberto de terça-feira a domingo das 09h às 17h.
Mais informações no site oficial https://museucatavento.org.br
Museu da Língua Portuguesa
Valorizar a diversidade da língua portuguesa, celebrá-la como elemento fundamental e fundador da cultura e aproximá-la dos falantes do idioma em todo o mundo. Foi com esses objetivos que nasceu em 2006 o Museu da Língua Portuguesa. Parcialmente destruído por um incêndio no edifício da Estação da Luz no final de 2015, foi totalmente restaurado e reabriu as portas e em 2021.
O museu está localizado na região central de São Paulo, metrópole que abriga a maior população de falantes da língua portuguesa em todo o mundo. A Estação da Luz foi um dos principais pontos de passagem dos imigrantes que chegavam ao país e, até hoje, é um espaço dinâmico de contato e convivência entre várias culturas e classes sociais, abrigando sotaques vindos de todas as partes do Brasil.
Por ter como tema um patrimônio imaterial, o Museu faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção!
O Museu foi reaberto em 2021 após cinco anos de intensos trabalhos de reconstrução e reimplantação, com tecnologia e exposições renovadas. O fechamento, no final de 2015, foi causado por um triste incêndio que destruiu o Museu. Uma aliança entre o poder público e a iniciativa privada, no entanto, possibilitou o rápido início da obra, que em julho do ano passado foi entregue à população.
Confira a programação atual no site do Museu.
Museu da Arte Sacra
O Museu da Arte Sacra está localizado no bairro da Luz. O prédio que hoje abriga o museu é a ala esquerda do Mosteiro da Luz, convento fundado em 1774 por Frei Galvão (1739-1822). São milhares de obras e objetos sacros, como imagens, altares, oratórios, joias, mobiliários, pinturas, presépios e muito mais.
Encontramos também muitos objetos da estatuária sacra dos séculos XVI e XVIII e exemplares da imaginária de todo esse período, não do que era produzido em São Paulo, mas em outros estados brasileiros e também de Portugal.
Já dos séculos XVIII e XIX o acervo apresenta peças da arte religiosa popular feita por artesãos paulistas e de estados como Bahia e Minas Gerais, além de alguns itens vindos de Portugal.
O Museu da Arte Sacra está localizado na Av. Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (SP). As visitas podem ser feitas de terça a domingo das 9h às 17h.
Acesse o site oficial.