Uma pesquisa nacional de intenção de compras para o Dia das Mães, realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e pela PiniOn, revelou que 46,7% dos brasileiros pretendem comprar presentes para a data. preferência expressiva por compras presenciais em lojas físicas (60,8%). Os brasileiros indicaram que pretendem gastar entre R$ 100 e R$ 500 com os presentes.
A maior parte das compras deve acontecer em pequenos estabelecimentos (43,7%), com uma setor de cosméticos e roupas/acessórios. Os campeões de vendas que devem ser roupas, calçados ou acessórios (42%), perfumes (41%), cosméticos (26%) e chocolates (17%).
Considerada a data mais importante para o varejo no primeiro semestre, o Dia das Mães promete movimentar o comércio paulistano. A expectativa é de um fluxo de vendas 2% maior que em 2024. O dia comemorativo deve injetar cerca de R$ 40 bilhões de reais na economia nacional no segmento de comércio e serviços. O maior mercado é o estado de São Paulo, que deve comercializar cerca de R$ 4 bilhões.
“O Dia das Mães representa uma das melhores oportunidades do ano para alavancar as vendas. Diversos segmentos têm uma alta na procura durante este período. Os lojistas do Circuito das Compras estão preparados para isso, oferecendo produtos de qualidade e preços muito competitivos”, afirma Armando Rovai, consultor jurídico da APECC.